Faróis 2024

REALIZAÇÃO

APOIO

:: Sobre o evento Santa Catarina Integrada

Idealizado em 2019, pela Associação de Radioamadores de Florianópolis – ARAF, o Santa Catarina Integrada tem como foco proporcionar aos radioamadores iniciantes ou àqueles que nunca tiveram a oportunidade de realizar contatos a longa distância, praticar ou aprimorar suas habilidades nas diversas bandas e modos em operação DX.

A cada ano seria eleito um clube ou associação para realizar o evento. A primeira edição foi realizada pela ARAF em Florianópolis com uma grande integração entre os radioamadores locais, onde principalmente os iniciantes tiveram a oportunidade de operar e tirar dúvidas com os veteranos sobre as operações em SSB, AM, CW, modos digitais, como RTTY e FT8 em HF e VHF.

Em 2020, em sua 2ª edição, o foco seria o mesmo. Porém, por conta das restrições do COVID-19, novas ideias foram apresentadas. A principal delas, em função do próprio nome do evento, foi integrar todos os radioamadores, clubes e associações de forma padronizada, proporcionando uma grande Operação DX e potencializando as técnicas operacionais e a união dos radioamadores catarinenses em seus diversos municípios.

Os diplomas disponíveis aos participantes representam personalidades as quais fizeram história no cenário catarinense, ao que, a cada edição, outras figuras serão apresentadas, ampliando a apresentação desse importante segmento da formação do nosso Estado.

Participe, leia o regulamento e visualize as premiações.

:: Objetivos

Proporcionar a toda comunidade radioamadorística local, nacional e internacional a realização de contatos DX com o maior número de Radioamadores, Clubes e Associações do estado de Santa Catarina em várias bandas e modos, apurando as técnicas operacionais relacionadas ao DX e, ainda, homenagear heróis e personalidades catarinenses.

:: Período do Evento

  • Início: 00:01 UTC do dia 14 de outubro de 2023.
  • Término: 23:59h UTC, do dia 22 de outubro de 2023.

:: Regras

Os radioamadores do Brasil e do exterior (estações caçadoras) devem, no período do evento, estabelecer contato com (estações ativadoras) os municípios do estado de Santa Catarina.

  • As estações caçadoras e ativadoras podem ser individuais ou de clubes/associações.

  • Todas as estações catarinenses podem participar como estações ativadoras. Para tanto, devem se inscrever, a qualquer tempo, durante todo o curso do evento, através do link abaixo e providenciar o envio de logs para a organização.
    >> Clique aqui para se inscrever como Estação Ativadora

  • Estações de um mesmo município catarinense podem participar como ativadoras e caçadoras simultaneamente. Os contatos podem ser efetuados em todos os modos e bandas destinadas aos radioamadores, respeitando as limitações de licença de cada operador.

  • Cada estação ativadora validará apenas um município catarinense para pontuação, podendo ser o município vinculado à licença de sua estação fixa ou outro município catarinense, caso o radioamador possua estação móvel. Neste caso o radioamador responsável pela estação ativadora deverá comunicar a organização do evento com antecedência.

  • Somente contatos ponto-a-ponto, ou seja, diretos, serão válidos. A utilização de repetidoras, DMR ou Echolink, não serão válidos para a contagem de pontos.

  • Cada radioamador catarinense poderá participar ativando até 2 (duas) estações (a sua estação/seu indicativo especial e um clube/associação).

:: Estações ATIVADORAS

Radioamadores, Clubes e Associações do estado de Santa Catarina

:: Pontuação de Estações Ativadoras

  • A pontuação será a quantidade total de qsos, independente de município, banda ou modo e será dividida em 3 categorias (CW, Fonia, Digitais).

:: Premiação de Estações Ativadoras

:: Estações CAÇADORAS

Radioamadores do Brasil e do exterior que irão caçar e realizar contatos com as estações ativadoras.

:: Pontuação e Certificados para Estações Caçadoras

  • A pontuação será por slots(combinação do município/banda/modo).

Certificado/Certified Anita Garibaldi

- A partir de 31 pontos/points -

Certificado Cruz e Souza

- 16 a 30 pontos/points -

Certificado Hercílio Pedro Luz

- 01 a 15 pontos/points -

:: Disposições Gerais

:: Chamada DX

  • CW e Digitais: CQ SCI
  • Fonia: CQ Santa Catarina Integrada

:: Envio de logs

  • As estações ativadoras deverão enviar seus logs, no formato ADIF, até o dia 30 de outubro de 2023, para o seguinte e-mail: logsci@araf.org.br.
  • As estações caçadoras não devem enviar logs.

:: Estatística on-line

  • As estatísticas do evento estarão disponíveis no site www.araf.org.br.

:: Certificados

  • Os diplomas serão digitais e poderão ser emitidos no período do evento e até 1(um) mês após o seu encerramento. · Emissão de diplomas no site: www.araf.org.br

:: Divulgação

  • As estações ativadoras poderão divulgar a sua participação nas redes sociais utilizando banner padrão disponibilizado pela organização do evento.

 

Dúvidas:

  • (48) 98403-2206 ou para o e-mail: eventos@araf.org.br

Certificados Online e Estatísticas de QSOs

Online Certificates and QSO Statistics

Os certificados online estão disponíveis para os caçadores após o recebimento diário de logs das estações ativadoras. Acesse o botão abaixo para visualizar e baixar o seu certificado em formato pdf.

Online certificates are available to hunting after receiving daily logs from activating stations. Access the button below to view and download your certificate in pdf format.

:: Estações Ativadoras ::

:: SCI - DÚVIDAS FREQUENTES

É um evento que visa proporcionar à comunidade radioamadorística local, nacional e internacional, a realização de contatos DX com o maior número de radioamadores, Clubes e Associações do Estado de Santa Catarina em várias bandas e modos, apurando as técnicas operacionais relacionadas ao DX e, ainda, homenagear heróis e personalidades catarinenses.

Muito embora tenha contornos de conteste, a natureza do Santa Catarina Integrada visa o descrito no item 1, principalmente o desenvolvimento das técnicas operacionais em contatos locais e DX, a ativação dos diversos municípios catarinenses por radioamadores individualmente e representando seus Clubes e Associações, bem assim homenagear personalidades de nosso Estado.
Promove-se o Estado, logo, àqueles colegas radioamadores que participam do SCI na condição de estação ativadora receberão troféus e diplomas relacionados a sua participação.

Às estações caçadoras, se fornecerá diplomas a partir de determinado número de pontos assim alcançados após contatos com as estações ativadoras nos diversos modos e bandas, os quais transmitirão desde seus municípios.

É a estação em que os radioamadores individualmente ou representando Grupos Escoteiros, Clubes e Associações, participam ativando o seu respectivo município, enviando seus log´s à comissão organizadora para contabilização dos contatos com as estações caçadoras.

É a estação de radioamador, Grupo Escoteiro, Clube ou Associação do Brasil e do exterior que participa mantendo contato com estações ativadoras cadastradas, valendo-se dos contatos para alcançar os diplomas correspondentes à sua pontuação.

O radioamador, Grupo Escoteiro, Clube e Associação para participarem no SCI devem preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site da ARAF, bem como publicado em grupos de aplicativo, até o dia 07 de outubro de 2022.

Cada radioamador no Estado de Santa Catarina poderá participar ativando até 2 (duas) estações, sendo a correspondente ao seu indicativo efetivo ou indicativo especial solicitado, mais a de um Grupo Escoteiro, Clube ou Associação.

Somente as estações ativadoras são obrigadas a enviarem seus log´s à comissão organizadora.
Assim, as estações caçadoras NÃO necessitam enviar os log´s referentes aos contatos

Não, cada estação ativadora deverá ativar apenas e tão somente um único município do Estado de Santa Catarina durante todo o evento.

Sim, todas as estações de radioamadores, Grupos Escoteiros, Clubes e Associações podem ser tanto estações ativadoras quanto caçadoras, sendo o que diferencia uma da outra é o envio do log por parte unicamente da estação ativadora.

Cada estação ativadora validará apenas um município catarinense para pontuação, podendo ser o município vinculado à licença de sua estação fixa ou outro município catarinense, caso o radioamador possua estação móvel.

Sim, o radioamador que dispor de licença para estação móvel poderá ativar o município de sua preferência, desde que apenas um e seja ele no Estado de Santa Catarina e no município de onde estiver operando.

Sim, desde que seja ela MÓVEL e, obrigatoriamente, esteja operando PP5/XXX, ou seja, dentro do Estado de Santa Catarina e ativando um único município catarinense onde se encontrar.

A estação ativadora poderá enviar seus log´s até o dia 21 de outubro de 2022, no formato ADIF, para o e-mail: logsci@araf.org.br.

Recomenda-se, contudo, que após cada operação, o log seja enviado à comissão organizadora no endereço eletrônico acima, visando seja ele computado e confeccionada a estatística on-line da pontuação das caçadoras.

Não há necessidade de separação de log´s por data por parte da estação ativadora, pois o programa de gerenciamento de log´s não reconhecerá contatos já envidados e computados.

Não há necessidade de se informar, com exatidão, a frequência utilizada, desde que haja informação da banda correspondente.

O básico que o sistema precisa é a banda, o prefixo da estação contatada, a data, a hora e o modo utilizado, simplesmente.

Para apuração, os log´s remetidos pelo Clube ou Associação, não importa a diferenciação de operadores. Porém, para efeito de o Grupo Escoteiro, Clube ou Associação apurar a performance de cada associado, poderá remeter o log identificando a operação por operador, bastando, para tal, utilizar-se da tecla “CLTR O” no N1MM e mudar o operador da estação no respectivo momento da operação.

Sim, inclusive a comissão organizadora produzirá um texto informativo sobre o evento para que as estações possam alimentar sua página, permitindo que eventuais visitantes tenham conhecimento da operação.

O comportamento de uma estação de Santa Catarina que não esteja participando do SCI é o normal de qualquer estação brasileira praticando DX.

Somente aquelas estações em Santa Catarina que enviarem seus log´s à comissão organizadora é que serão consideradas estações ativadoras.

Inclusive, haverá a informação disponibilizada pela ARAF de todos os cadastrados como estação ativadora no Estado de Santa Catarina.

SIM, desde que validando o município da sede do seu Grupo Escoteiro, Clube ou Associação, ainda que os operadores estejam em outros municípios.

Somente contatos ponto-a-ponto diretos serão validos. A utilização de repetidoras, DMR ou Echolink não serão válidos para a contagem de pontos.

A comissão organizadora, considerando não se tratar o evento de um conteste, envidará esforços para corrigir eventuais log´s com informações incorretas, visando a validação dos contatos.

Sim. Considerando o evento não se tratar de um conteste, mas de uma festa do radioamadorismo, a estação ativadora poderá informar, por qualquer meio, colegas radioamadores que estará ativando o seu município.

Sim. O sistema permite baixar o diploma a partir do momento em que a pontuação para cada um deles seja atingida.

Se eventualmente a estação caçadora atingir a pontuação máxima necessária ao diploma de maior grau, o sistema permitirá ser baixado apenas o diploma de maior pontuação.

Sim, as estações ativadoras obrigatoriamente devem estar ativando um único município e em Santa Catarina.

:: Clubes e Associações Participantes

CONTATOS:
www.araf.org.br  |  eventos@araf.org.br