Idealizado em 2019, pela Associação de Radioamadores de Florianópolis – ARAF, o Santa Catarina Integrada tem como foco proporcionar aos radioamadores iniciantes ou àqueles que nunca tiveram a oportunidade de realizar contatos a longa distância, praticar ou aprimorar suas habilidades nas diversas bandas e modos em operação DX.
A cada ano seria eleito um clube ou associação para realizar o evento. A primeira edição foi realizada pela ARAF em Florianópolis com uma grande integração entre os radioamadores locais, onde principalmente os iniciantes tiveram a oportunidade de operar e tirar dúvidas com os veteranos sobre as operações em SSB, AM, CW, modos digitais, como RTTY e FT8 em HF e VHF.
Em 2020, em sua 2ª edição, o foco seria o mesmo. Porém, por conta das restrições do COVID-19, novas ideias foram apresentadas. A principal delas, em função do próprio nome do evento, foi integrar todos os radioamadores, clubes e associações de forma padronizada, proporcionando uma grande Operação DX e potencializando as técnicas operacionais e a união dos radioamadores catarinenses em seus diversos municípios.
Os diplomas disponíveis aos participantes representam personalidades as quais fizeram história no cenário catarinense, ao que, a cada edição, outras figuras serão apresentadas, ampliando a apresentação desse importante segmento da formação do nosso Estado.
Participe, leia o regulamento e visualize as premiações.
Proporcionar a toda comunidade radioamadorística local, nacional e internacional a realização de contatos DX com o maior número de Radioamadores, Clubes e Associações do estado de Santa Catarina em várias bandas e modos, apurando as técnicas operacionais relacionadas ao DX e, ainda, homenagear heróis e personalidades catarinenses.
Os radioamadores do Brasil e do exterior (estações caçadoras) devem, no período do evento, estabelecer contato com (estações ativadoras) os municípios do estado de Santa Catarina.
As estações caçadoras e ativadoras podem ser individuais ou de clubes/associações.
Todas as estações catarinenses podem participar como estações ativadoras. Para tanto, devem se inscrever, a qualquer tempo, durante todo o curso do evento, através do link abaixo e providenciar o envio de logs para a organização.
>> Clique aqui para se inscrever como Estação Ativadora.
Estações de um mesmo município catarinense podem participar como ativadoras e caçadoras simultaneamente. Os contatos podem ser efetuados em todos os modos e bandas destinadas aos radioamadores, respeitando as limitações de licença de cada operador.
Cada estação ativadora validará apenas um município catarinense para pontuação, podendo ser o município vinculado à licença de sua estação fixa ou outro município catarinense, caso o radioamador possua estação móvel. Neste caso o radioamador responsável pela estação ativadora deverá comunicar a organização do evento com antecedência.
Somente contatos ponto-a-ponto, ou seja, diretos, serão válidos. A utilização de repetidoras, DMR ou Echolink, não serão válidos para a contagem de pontos.
Cada radioamador catarinense poderá participar ativando até 2 (duas) estações (a sua estação/seu indicativo especial e um clube/associação).
- A partir de 31 pontos/points -
- 16 a 30 pontos/points -
- 01 a 15 pontos/points -
É um evento que visa proporcionar à comunidade radioamadorística local, nacional e internacional, a realização de contatos DX com o maior número de radioamadores, Clubes e Associações do Estado de Santa Catarina em várias bandas e modos, apurando as técnicas operacionais relacionadas ao DX e, ainda, homenagear heróis e personalidades catarinenses.
Muito embora tenha contornos de conteste, a natureza do Santa Catarina Integrada visa o descrito no item 1, principalmente o desenvolvimento das técnicas operacionais em contatos locais e DX, a ativação dos diversos municípios catarinenses por radioamadores individualmente e representando seus Clubes e Associações, bem assim homenagear personalidades de nosso Estado.
Promove-se o Estado, logo, àqueles colegas radioamadores que participam do SCI na condição de estação ativadora receberão troféus e diplomas relacionados a sua participação.
Às estações caçadoras, se fornecerá diplomas a partir de determinado número de pontos assim alcançados após contatos com as estações ativadoras nos diversos modos e bandas, os quais transmitirão desde seus municípios.
É a estação em que os radioamadores individualmente ou representando Grupos Escoteiros, Clubes e Associações, participam ativando o seu respectivo município, enviando seus log´s à comissão organizadora para contabilização dos contatos com as estações caçadoras.
É a estação de radioamador, Grupo Escoteiro, Clube ou Associação do Brasil e do exterior que participa mantendo contato com estações ativadoras cadastradas, valendo-se dos contatos para alcançar os diplomas correspondentes à sua pontuação.
O radioamador, Grupo Escoteiro, Clube e Associação para participarem no SCI devem preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site da ARAF, bem como publicado em grupos de aplicativo, até o dia 07 de outubro de 2022.
Cada radioamador no Estado de Santa Catarina poderá participar ativando até 2 (duas) estações, sendo a correspondente ao seu indicativo efetivo ou indicativo especial solicitado, mais a de um Grupo Escoteiro, Clube ou Associação.
Somente as estações ativadoras são obrigadas a enviarem seus log´s à comissão organizadora.
Assim, as estações caçadoras NÃO necessitam enviar os log´s referentes aos contatos
Não, cada estação ativadora deverá ativar apenas e tão somente um único município do Estado de Santa Catarina durante todo o evento.
Sim, todas as estações de radioamadores, Grupos Escoteiros, Clubes e Associações podem ser tanto estações ativadoras quanto caçadoras, sendo o que diferencia uma da outra é o envio do log por parte unicamente da estação ativadora.
Cada estação ativadora validará apenas um município catarinense para pontuação, podendo ser o município vinculado à licença de sua estação fixa ou outro município catarinense, caso o radioamador possua estação móvel.
Sim, o radioamador que dispor de licença para estação móvel poderá ativar o município de sua preferência, desde que apenas um e seja ele no Estado de Santa Catarina e no município de onde estiver operando.
Sim, desde que seja ela MÓVEL e, obrigatoriamente, esteja operando PP5/XXX, ou seja, dentro do Estado de Santa Catarina e ativando um único município catarinense onde se encontrar.
A estação ativadora poderá enviar seus log´s até o dia 21 de outubro de 2022, no formato ADIF, para o e-mail: logsci@araf.org.br.
Recomenda-se, contudo, que após cada operação, o log seja enviado à comissão organizadora no endereço eletrônico acima, visando seja ele computado e confeccionada a estatística on-line da pontuação das caçadoras.
Não há necessidade de separação de log´s por data por parte da estação ativadora, pois o programa de gerenciamento de log´s não reconhecerá contatos já envidados e computados.
Não há necessidade de se informar, com exatidão, a frequência utilizada, desde que haja informação da banda correspondente.
O básico que o sistema precisa é a banda, o prefixo da estação contatada, a data, a hora e o modo utilizado, simplesmente.
Para apuração, os log´s remetidos pelo Clube ou Associação, não importa a diferenciação de operadores. Porém, para efeito de o Grupo Escoteiro, Clube ou Associação apurar a performance de cada associado, poderá remeter o log identificando a operação por operador, bastando, para tal, utilizar-se da tecla “CLTR O” no N1MM e mudar o operador da estação no respectivo momento da operação.
Sim, inclusive a comissão organizadora produzirá um texto informativo sobre o evento para que as estações possam alimentar sua página, permitindo que eventuais visitantes tenham conhecimento da operação.
O comportamento de uma estação de Santa Catarina que não esteja participando do SCI é o normal de qualquer estação brasileira praticando DX.
Somente aquelas estações em Santa Catarina que enviarem seus log´s à comissão organizadora é que serão consideradas estações ativadoras.
Inclusive, haverá a informação disponibilizada pela ARAF de todos os cadastrados como estação ativadora no Estado de Santa Catarina.
SIM, desde que validando o município da sede do seu Grupo Escoteiro, Clube ou Associação, ainda que os operadores estejam em outros municípios.
Somente contatos ponto-a-ponto diretos serão validos. A utilização de repetidoras, DMR ou Echolink não serão válidos para a contagem de pontos.
A comissão organizadora, considerando não se tratar o evento de um conteste, envidará esforços para corrigir eventuais log´s com informações incorretas, visando a validação dos contatos.
Sim. Considerando o evento não se tratar de um conteste, mas de uma festa do radioamadorismo, a estação ativadora poderá informar, por qualquer meio, colegas radioamadores que estará ativando o seu município.
Sim. O sistema permite baixar o diploma a partir do momento em que a pontuação para cada um deles seja atingida.
Se eventualmente a estação caçadora atingir a pontuação máxima necessária ao diploma de maior grau, o sistema permitirá ser baixado apenas o diploma de maior pontuação.
Sim, as estações ativadoras obrigatoriamente devem estar ativando um único município e em Santa Catarina.
CONTATOS:
www.araf.org.br | eventos@araf.org.br