ARAF
Echolink 

Echolink 

O que é ECHOLINK?

O EchoLink foi projetado por Jonathan Taylor, um radioamador com indicativo K1RFD.

Usa a tecnologia de VOIP, ou Voz sobre IP via Internet por pelo menos parte do caminho entre as pontas.

Em essência, é o mesmo que outros aplicativos VOIP (como o Skype ), mas com a adição exclusiva da capacidade de se conectar ao transceptor de uma estação de rádio amadora. Assim, qualquer transceptor de rádio amador portátil de baixa potência que possa entrar em contato com uma estação EchoLink ativa com um transceptor conectado pode então usar a conexão com a Internet dessa estação para enviar sua transmissão via VOIP para qualquer outra estação EchoLink ativa no mundo todo.

Como podemos conectar repetidoras e links de rádio frequência de radioamadores ao Echolink, isto o torna muito atrativo sob o ponto de vista de facilidade de acesso, custos e cobertura.

O EchoLink é distribuído gratuitamente ao radioamador usuário final. Quem paga a manutenção desta rede são os proprietários mantenedores das Conferências através de uma taxa anual, que também têm o ônus com a hospedagem em um servidor.

Como baixar e acessar o Echolink?
Antes de usar o sistema, é necessário validar o indicativo do usuário, baixando o programa Echolink no seu celular pela loja de aplicativos, ou no seu computador (https://www.echolink.org/download.htm).

https://www.echolink.org/download.htm

Siga as instruções de fornecimento do indicativo, criação de senha e e-mail. Dentro de alguns minutos você receberá um e-mail confirmando a sua inscrição e com o link para a validação via computador.

A validação (https://www.echolink.org/validation/) consiste no upload/envio de uma cópia da Licença da Estação como prova, para que seu indicativo seja adicionado à lista de usuários validados, o que ocorre normalmente em até 3 horas após enviado. Isto garante que este sistema seja usado apenas por operadores de radioamador licenciados.

https://www.echolink.org/validation/

O software para computador pode se executado em versões de 32 e 64 bits do Microsoft Windows. Também disponível na Apple Store para dispositivos móveis (iPhone, iPod touch e iPad) e na Google Play Store a versão para aplicativos Android.
Maiores detalhes assista ao vídeo a seguir :


https://www.youtube.com/watch?v=6eOsKKQaen4

Depois de instalado acesse a conferência SC-SANTA.

No celular clique nas duas carinhas do menu superior, acesse Conferences e selecione a *SC-SANTA*.

No computador, clique em Station no Menu, acesse Find e digite SC-SANTA

Quais frequências podem ser usadas para conectar um link ou repetidora ao Echolink?
No Brasil, para disciplinar o uso das estações conectadas ao Echolink ou qualquer tecnologia VOIP/IVG como Zello, DMR, D-STAR, FUSION, a Anatel estabeleceu no Ato 926, que revogou o Ato 9.106, frequências específicas para repetidoras e links. Ou seja, não se pode usar qualquer frequência para emissões dessas modalidades, somente as estabelecidas no Ato 926 (https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/atos-de-requisitos-tecnicos-de-gestao-do-espectro/2024/1919-ato-926)

Echolink em SC
A primeira Conferência Echolink de SC, a sala BRASIL, foi criada por 2 jovens universitários da UFSC. O Arafiano PP5FMM Mateus cursava Engenharia Elétrica e PP5ERE Rodrigo cursava Ciências da Informação. Hospedada nos servidores da UFSC, usava a estação da PP5UF no mesmo local. Posteriormente desativada, ao final de 2015 foi cedida a administração ao PU2YYP Eduardo.

A ARAF possui sua repetidora 145.350 do Morro da Cruz conectada ao Echolink através da Conferência Catarinense SC-SANTA, que foi criada em agosto de 2019, é mantida financeiramente e administrada por colegas radioamadores de SC, que prezam por manter um padrão técnico para as estações conectadas e também uma boa e educada conduta operacional que se espera dos radioperadores que dela se utilizam.

No enlace de estações da Conferência SC-SANTA, além da 145.350 estão conectadas as repetidoras 147.330 de São José, 146.650 de Taió, 147.330 do Morro do Funil cobrindo o Alto Vale do Itajaí. Além delas, mais 6 links simplex: 145.150 em Barreiros, 145.120 em Joinville, 145.090 em Jaraguá do Sul, 145.180 na Praia dos Ingleses, além de 145.120 em Guapimirim RJ e outros 2 em Curitibanos e Chapecó.

Conferência SC-SANTA está irmanada desde fevereiro de 2022 com a conferência GAUCHO, ampliando sua cobertura para o oeste de SC e do RS, bem como sudoeste do PR e SP.

Como o Echolink permite que qualquer radioamador licenciado possa se utilizar desta forma de comunicação de qualquer parte do mundo, é comum semanalmente o comparecimento de radioamadores estrangeiros e de outros estados na Conferência SC-SANTA e suas coirmãs, o que oportuniza um QSO diferente e especial para aqueles que não possuem uma estação de HF ou outra modalidade que favoreça a comunicação para fora da nossa região.

Nas suas viagens para fora da região abrangida pelos links e repetidoras ligadas às conferências citadas, você poderá manter contato com toda essa rede conectando-se na Conferência SC-SANTA ou GAUCHO através do programa Echolink baixado no seu celular, ou acessar os links e repetidoras citadas anteriormente, que estão no enlace das Conferencias Catarinenses SC-SANTA e também a GAUCHO.

Qualquer dificuldade ou informação de como acessar essa modalidade vocês podem nos enviar suas solicitações pelo whatsapp que colocaremos um associado expert no assunto para lhe auxiliar.

Você certamente fará bom uso dessa tecnologia associada à tradicionais modalidades de radio que já praticamos, mantendo o espírito radioamadorístico de fazer e cultivar amigos e também de desenvolver e aprender novas tecnologias de comunicação.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.